sexta-feira, 4 de maio de 2012

INICIATIVA ENVOLVEU CENTENAS DE PESSOAS E CONTOU COM COBERTURA DA BENFICA TV

CASA DO BENFICA DE SERNANCELHE ORGANIZOU I TORNEIO DE MATRAQUILHOS HUMANOS NO EXPOSALÃO

"Jogo de futebol de mesa em que os jogadores impulsionam uma pequena bola, manuseando varões a que estão presos bonecos (jogadores) que representam duas equipas". A definição de matraquilhos que se encontra no Dicionário de Língua Portuguesa é esta, mas quando aplicada à modalidade "matraquilhos humanos", que a Casa do Benfica de Sernancelhe organizou no fim de semana de 27, 28 e 29 de abril, no Exposalão, altera-se radicalmente. O jogo de mesa dá lugar a um jogo num insuflável, os jogadores são homens e mulheres em tamanho real, presos pelas mãos, e o resultado é uma atividade desportiva muito competitiva, animada e que cativa centenas de participantes.
Construções Alexandre, equipa de Lamosa, Concelho de Sernancelhe, venceu o torneio que contou com 18 equipas inscritas. Depois da fase de grupos, venceu na final a equipa dos Bombeiros Voluntários de Sernancelhe por 2-1. Mas, mais do que a competição e o prémio (um cabaz de produtos regionais), salientar a adesão a uma modalidade recente que incentiva à prática desportiva e apela às senhoras para participarem, como foi visível o facto de várias equipas femininas terem participado no Torneio.
Perto de 200 atletas, de todas as idades, entraram no insuflável "matraquilho humano" durante os três dias. As equipas participantes neste primeiro Torneio foram: Banda Musical 81, Núcleo Desportivo de Vila da Ponte (masculino), Sernancelhe, Clube Desportivo de Sernancelhe, Núcleo Desportivo da Vila da Ponte (feminino), Esproser, Construções Alexandre, As Mulheres da Luta, Bombeiros Voluntários de Sernancelhe, Atlético de Escurquela, Veiga A, Autoelétrica Justino, Os Artilheiros, Veiga B, Freguesia de Carregal, Abstrato, Minipreço e Projeserv.
No final, e depois de uma disputada final, o Presidente da Casa do Benfica de Sernancelhe, Rafael Lopes, e o Vice-Presidente da Câmara Municipal de Sernancelhe, Carlos Silva Santiago, entraram no campo de jogo para entregarem o prémio à formação de Lamosa, aplaudida por dezenas de atletas que assistiram ao último jogo.
Para a história desta primeira edição ficam alguns registos importantes, e que merecem ser destacados. O primeiro foi a participação das equipas e dos atletas que, de acordo com a organização, superou as melhores espetativas; em segundo, o público esteve presente em grande número, interagindo com os jogadores e demonstrando gostar da modalidade; em terceiro, e não menos importante, é que o evento contou com a assinatura do Sport Lisboa e Benfica, que fez a cobertura do Torneio através do seu canal Benfica TV, e cuja reportagem deverá ser emitida dentro de dias. Referir que, a propósito do Torneio Matraquilhos Humanos, o Concelho de Sernancelhe foi contemplado com uma reportagem para aquele canal que pretende promover o nosso concelho nas vertentes económica, cultural, turística e desportiva.